Descrição
Através de debates sobre a condição humana e moral, Sartre e a ética reúne discussões de textos do pensador francês Jean-Paul Sartre assinados por professores e pesquisadores de filosofia e psicologia. Os autores referem-se tanto a obras mais conhecidas, como Crítica da razão dialética e Cadernos para uma moral; quanto a textos menos lidos, como os manuscritos Cornell e A criança e os grupos.
As análises refletem a complexidade do campo da ética, que é permeado pelo desafio de pensar a realização humana e pelo tempo. Liberdade e vontade, escolha de ser e autenticidade são tópicos incluídos no debate, assim como má-fé, psicossociologia, silêncios, mercadoria e capitalismo.
O objetivo do livro é unificar os trabalhos de Jean-Paul Sartre acerca da ética. Presente em várias de suas obras, o tema não recebeu um volume próprio. O desafio dos organizadores da Série Satriana foi, então, a questão central do próprio pensador: a universalização do que é sempre singular. Esse tema é discutido pelos autores do livro, além da tensão entre humano e mundo, a diversidade e unidade, a concretude no estrutural e o humano nas coisas.
Sartre e a Ética é o sexto livro da Coleção Diálogos da Editora PUC-Rio, que publica textos acadêmicos de caráter transdisciplinar, promovendo o debate entre as mais diversas áreas do conhecimento. A obra corresponde ao terceiro volume da Série Sartriana, que discute a obra do renomado crítico francês e suas influências no mundo contemporâneo.