Descrição
Os trabalhos de Primo Levi são fundados na forte intuição de que a emergência do fascismo sempre é possível. O escritor-químico-judeu-italiano, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, foi responsável por produzir trabalhos contundentes sobre o Holocausto e as trágicas experiências do dia a dia de um campo de concentração. Suas obras memorialísticas suscitam discussões a respeito da necessidade da produção de narrativas frente ao perigo do negacionismo histórico/científico e a tarefa política da produção de relatos como documentações históricas.
Mundos de Primo Levi propõe uma coleção de textos apresentados no colóquio homônimo realizado na PUC-Rio em setembro de 2019. Pesquisadores e ensaístas apresentam suas perspectivas sobre a obra do escritor italiano, seu impacto e seus paralelos com a atualidade. Dentre as passagens, um encontro curioso entre Primo Levi e Virginia Woolf é o ponto de partida da reflexão de Viviana Ribeiro. Já o professor Maurício Rocha, do Departamento de Direito da PUC-Rio, desenvolve diálogos com uma série de historiadores e estudiosos do Holocausto sobre os mecanismos de extermínio dos campos. A coletânea propicia tanto a profundidade de ensaios que mergulham em temas estimados do autor italiano, quanto o convite para os que querem se aproximar pela primeira vez do seu trabalho.
Mundos de Primo Levi é o quinto livro da Coleção Diálogos da Editora PUC-Rio, o segundo em parceria com a Numa Editora, que publica textos acadêmicos de caráter transdisciplinar, promovendo o debate entre as mais diversas áreas do conhecimento.