Descrição
Mapa musical sobre os melhores lançamentos dos anos 2010-2020 no Brasil com análise detalhada dos impactos da revolução do streaming. Avalanche (Natura Musical, 430 páginas) é registro inédito em livro da geração digital, crescimento da indústria fonográfica, do mercado independente e circuito de festivais, e, acima de tudo, sobre a avalanche de artistas e bandas de uma nova cena brasileira contemporânea em ebulição, enfileirando revelações com dezenas de nomes produzindo em alto nível. Quer conhecer a nova música brasileira? Avalanche tem a tarefa maior de refazer o caminho das pérolas e destacar os 51 artistas mais impactantes da cena contemporânea. Registro e mapa para quem conhece. Guia de novidades para se encontrar na avalanche de lançamentos. O fino do que sai hoje nas plataformas e circula pelos festivais.
Escrito e produzido pelo jornalista Marcelo Monteiro, editor no portal da Globo.com e ex-blog Amplificador de O Globo e selo Novíssima da Sony Music, Avalanche tem patrocínio da Natura Musical e apoios do Circo Voador (Rio), SIM São Paulo e Porto Musical (Recife). O prefácio é de Pena Schmidt, com apresentação de Ricardo Cravo Albin.
Dividido em dois grandes blocos, Avalanche analisa na parte #1 a revolução do streaming e impactos na indústria fonográfica, com números e gráficos licenciados dos melhores institutos de pesquisa especializados em música do Brasil e estrangeiros, como ABMI (Associação Brasileira de Música Independente), Pro-Música, Statista, MIDiA Research e IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), e 31 entrevistas com figuras chaves do mercado, entre músicos, curadores, produtores e jornalistas; já na parte #2 lista 51 artistas fundamentais para conhecer a Novíssima Música Brasileira, em perfis detalhados de nomes premiados, presença constante nas listas de melhores do ano, como Céu, Criolo, Emicida, Luedji Luna, BaianaSystem, Francisco, El Hombre, Metá Metá e Boogarins, incluindo trajetória, premiações, shows emblemáticos, capas, discografia, fotos de shows e bastidores.
Avalanche analisa as transformações de mercado dos anos 2010-2020, a explosão de novas bandas (a cada perfil, mais 5 nomes são indicados, chegando à incrível marca de 300 artistas citados no mapa da nova música brasileira), a consolidação de um circuito de festivais em todo o país, a retomada dos lucros na indústria fonográfica (movida principalmente pela explosão da música na nuvem; mesmo que ainda desigual, possibilitou o crescimento do midstream), mostrando com depoimentos, pesquisas e análises como a revolução do streaming mudou profundamente a forma de se produzir, divulgar, consumir e monetizar música, com guia de melhores sons já produzidos pela geração digital no Brasil.
Avalanche. 430 páginas, 51 perfis, 300 fotos, 31 entrevistas, gráficos e análises. Patrocínio: Natura Musical. Apoios: Circo Voador (Rio), SIM São Paulo e Porto Musical (Recife).