Seu carrinho está vazio no momento!

Coleção Dramaturgias feministas vol. 2
O segundo volume da Coleção Dramaturgias feministas reúne quatro peças de autoras negras brasileiras — Dione Carlos, Monize Moura e Mônica Santana — e dedica-se a afirmar o protagonismo dessas vozes no teatro contemporâneo.
As peças transitam entre diferentes registros e experimentações: ora se ancoram na oralidade e em saberes populares, ora dialogam com ancestralidades e memórias coletivas, ora propõem invenções formais que ampliam os limites da cena. Em comum, compartilham a força de uma dramaturgia que nasce da experiência de vozes diversas e que tensiona os silenciamentos históricos impostos às mulheres e à população negra no Brasil.
O livro conta com apresentação de Márcia Tiburi, pósfácio de Alexandra Dumas, orelha de Maria Brígida de Miranda e organização de Luciana Lyra, além da atuação de um conselho editorial. A reunião dessas vozes ressalta a potência coletiva e a urgência de ampliar a circulação dessas dramaturgias.
Publicada pela Numa Editora, a coleção propõe-se a criar espaço para dramaturgias feministas que são, ao mesmo tempo, artísticas e políticas: textos que instigam a leitura, a encenação e a reflexão sobre os caminhos abertos pela dramaturgia feminista na América Latina.
Luciana Lyra é atriz, diretora, dramaturga, escritora. Professora da UERJ, pós-doutora em Performance Arts (NYU) e Antropologia (USP), mestra e doutora em artes da cena (UNICAMP). Pesquisa mito, rito e feminismos na criação em artes. Curadora da coleção Dramaturgias feministas, dedicada a fortalecer a presença e o pensamento feminista no teatro brasileiro.