Contos quase reais

João Carino

R$ 69,00

João Carino é um contador de histórias e neste livro ele faz exatamente isso, a não ser por um pequeno detalhe. Os causos, podemos dizer, foram um dia fatos, que, sob a pena do escritor, se tornaram ficções.

“Despretensiosamente, Carino criou histórias com o jeitinho muito carioca de ser. Ele nos oferece mesmo um passeio pela cidade, visto que com os contos visitamos ruas, costumes, pontos turísticos, a sociedade artística, a verve boêmia e peculiaridades da humanidade. Ora com nostalgia, ora com picardia. E, sem nenhum medo do cancelamento moderno, Carino deixa sua marca bem evidente.

Os narradores despojados de cada conto embalam uma conversa com os leitores que poderia se estender por horas, ou páginas. Mas, espertos, se utilizam do artifício do ponto final para deixar seus interlocutores com aquela sensação de sorriso de canto de boca que vem quando terminamos de ler alguma coisa boa.

Abrir este Contos quase reais é experimentar mo- mentos de leveza e diversão. As fotos que acompanham cada texto proporcionam uma camada a mais de leitura. E as canções, cujas versões foram cuidadosamente indicadas pelo autor, criam a ambiência de leitura perfeita. É como se Carino tirasse o leitor para dançar e conduzisse seus passos, ou olhos, por cada palavra sugerindo sonoridades e entonações. Este é um livro para ser lido, e também sentido e ouvido. Aproveite!”

Luciana Figueiredo

João Carino é carioca, do bairro de Laranjeiras, mas um apai- xonado por Niterói. É bacharel em direito pela UFRJ e advogou por dez anos. Depois disso, fez carreira profissional como produtor cultural e radialista. Trabalhou por 38 anos na TVE e na Rádio MEC, do Rio de Janeiro, produzindo centenas de programas de televisão e de rádio. Produziu mais de 50 discos de artistas como Elizeth Cardoso, Chico Buarque, Raphael Rabello, Ivan Lins e Beth Carvalho, e roteirizou e dirigiu dezenas de shows no Brasil e no exterior. É gestor do Programa Aprendiz Mu- sical nas escolas de Niterói desde 2011. É também fundador do Instituto Memória Musical Brasileira, o IMMuB, que mantém no site (immub.org) a maior catalogação de discos do Brasil. Com Frederico Oliveira Coelho escreveu a não ficção Mulheres Com- positoras Na Música Popular Brasileira; Sons e Tons do Rio de Janeiro; Telenovela, Imaginário Sonoro do Brasil; Novos Caminhos do Choro; Clube e Jazz e Bossa; No Palco os Festivais (todos pelo Instituto Cravo Albin, 2004). Ao lado de Diogo Cunha, também escreveu a não ficção Geografia da Música Carioca (Muriqui Livros, 2016). Contos quase reais é seu primeiro livro de quase ficção.

,

Dimensões

14 × 21 cm

Número de páginas

232

Ano de lançamento

2024

ISBN

978-85-67477-93-0

Autoria

João Carino

Apresentação

André Diniz

Imagem de capa

Rafael Frederico e Jul

Orelha

Luciana Figueiredo

Projeto gráfico

Rafael Frederico