Mulheres de cinema

R$ 85,00

Uma coletânea de ensaios sobre o cinema feito por mulheres em todo o mundo, do passado ao presente. Uma obra de referência com recorte inédito e muito atual, no qual podemos acompanhar diferentes experiências e realidades.

“Pela primeira vez, temos um livro em português dedicado a pensar a obra de cineastas de alto valor, produzindo desde pontos mais ou menos periféricos na geopolítica do cinema e, de todo modo, injustamente pouco conhecidas no Brasil – ou pouco lembradas. Se o livro faz jus à trajetória de gigantes mais conhecidas em nossas latitudes, como a belga Agnès Varda, ele também joga luz sobre filmografias que até agora não haviam recebido atenção no Brasil, como as de cineastas da China Continental, do Irã e da Índia, dos primórdios aos tempos mais recentes.

Além da perspectiva histórica, de reflexões sobre cinematografias nacionais e de estudos monográficos, há capítulos com temas transversais, como aqueles dedicados à teoria feminista do cinema, aos estudos da espectatorialidade, ao cinema lésbico e à pornografia feminina no cinema.”

Lúcia Ramos Monteiro

Karla Holanda é professora do curso de Cinema e Audiovisual e do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual), da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Atualmente, pesquisa o cinema de autoria feminina. É autora do livro Documentário Nordestino (Annablume, 2008); organizadora do livro Mulheres de Cinema (Numa, 2019) e coorganizadora dos livros Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro (Papirus, 2017) e Cinema e América Latina: estética e culturalidade (Socine, 2016). Seu campo de interesse de pesquisa gira em torno de documentário, autoria feminina, televisão, produção independente, regionalização, América Latina. Através do Grupo de Pesquisa Documentário e Fronteiras, do qual é líder, desenvolve os projetos de pesquisa Documentário de autoria feminina no Brasil e Cartografia do documentário brasileiro, que resultou no Catálogo Documentário Brasileiro (documentariobrasileiro.org). Como cineasta, recebeu alguns prêmios de fomento e em festivais. Dirigiu o longa Kátia (2012) e os curtas Vestígio (2002) e Riso das Flores (2004), além de uma série de documentários sobre escritores brasileiros (1992-1999), dentre outros.

,

Dimensões

16 × 23 cm

Ano de lançamento

2019

Autoria

Karla Holanda

Orelha

Lúcia Ramos Monteiro

Prefácio

Ilana Feldman

Projeto gráfico

Luiz Garcia