Seu carrinho está vazio no momento!

Antissemitismo, uma obsessão: argumentos e narrativas
Uma obra de referência, um recorte inédito e muito atual. O livro Antissemitismo uma obsessão: argumentos e narrativas reúne ensaios que pretendem provocar nos leitores a reflexão sobre a mais antiga obsessão coletiva de ódio registrada na História do Ocidente, que demoniza os judeus identificando-os como fonte perpétua do Mal.
Mesmo em suas formas mais sutis e disfarçadas, como o chamado “antissemitismo bem-educado” — aquele que parece inofensivo, mas perpetua estereótipos e preconceitos — o discurso antissemita continua presente. Muitas vezes, ele se expressa de forma inconsciente, por pessoas que se dizem próximas de judeus, mas ainda reproduzem ideias distorcidas sobre o coletivo. Esse tipo de antissemitismo, por ser menos explícito, é também mais difícil de combater. Com esse pano de fundo, as organizadoras Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman propõem uma leitura que parte da premissa de que o antissemitismo não é um problema apenas dos judeus, mas da humanidade, e o abordam como uma questão ligada à luta pelos direitos humanos. Por isso, reuniram vozes de diferentes origens e áreas, compondo um conjunto de narrativas que podem ser lidas de forma independente ou complementar
Eliane Pszczol é socióloga e coordena a Judaica no MAR (Museu de Arte do Rio). Foi Coordenadora Nacional do PROLER e do Setor de Divulgação Inter- nacional da Biblioteca Nacional; Diretora da Funarte; Assessora da Reitoria da UFRJ e Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ; Professora de Sociologia na PUC-Rio.
Heliete Vaitsman é jornalista, tradutora e escritora. É diretora do Museu Judaico do Rio de Janeiro, parecerista e editora freelancer. Foi redatora nas Editorias Caderno B, Internacional e Ciência/Medicina do Jornal do Brasil e colunista de Saúde de O Globo. Autora do romance histórico O Cisne e o Aviador (2015, ed. Rocco, finalista do Prêmio SP de Literatura).