Seu carrinho está vazio no momento!


Para ler Judith Butler
Para ler Judith Butler, organizado por Carla Rodrigues, traz a complexidade e a atualidade de uma das mais influentes pensadoras do nosso tempo. O volume reúne dezesseis pesquisadores e pesquisadoras em dezoito artigos, cada qual responsável por apresentar e comentar um dos livros de Judith Butler, em ordem cronológica, compondo um verdadeiro mapa de sua trajetória intelectual.
Da recepção hegeliana em Sujeitos do desejo ao debate contemporâneo de Quem tem medo do gênero?, cada capítulo combina introdução crítica e interpretação autoral, iluminando temas como performatividade, corpo, subjetivação, luto, violência, democracia, judaicidade, não violência e alianças políticas. O resultado é um painel plural, que conecta Butler às suas interlocuções com Hegel, Derrida, Foucault, Levinas, Benjamin, Agamben, Mbembe, entre tantos outros.
Combinando rigor acadêmico e abertura ao público mais amplo, o livro mostra como o pensamento de Butler se articula com dilemas urgentes de nossa época: as violências de Estado, o avanço do neoliberalismo, os fantasmas que assombram os feminismos e a luta por reconhecimento de corpos e vidas precarizadas. Ao mesmo tempo, performatiza uma pesquisa coletiva, em que vínculos de diálogo e interdependência marcam tanto o percurso da organizadora quanto a escrita de cada colaborador.
Para ler Judith Butler é, acima de tudo, uma proposta: ler junto, pensar junto, insistir na pergunta. É uma porta de entrada e, ao mesmo tempo, um convite a seguir caminhando. Uma obra de referência para quem deseja compreender os caminhos da teoria crítica de gênero e suas ressonâncias políticas, éticas e filosóficas no Brasil e no mundo. E isso, como diria a própria Butler, já é um gesto político.
Carla Rodrigues é professora do Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora dos programas de pós-graduação em Filosofia da UFF e da UFRJ. Atua como bolsista do CNPq e da Faperj. Coordena o laboratório Filosofias do tempo do agora, catalogado no Diretório de Núcleos de Pesquisa do CNPq. Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Autora, entre outros, de “O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero” (Autêntica, 2021). Membro do Fórum do Campo Lacaniano – secão Região dos Lagos.